Confira o Protocolo de Segurança do Espaço Infantil!

  • por

Desde quando o Espaço Infantil voltou às atividades presenciais, seguimos algumas regras para a prevenção do Coronavírus em nosso ambiente. Para criarmos o Protocolo de Prevenção  da Covid-19, seguimos recomendações das autoridades de saúde nacionais e locais. Definimos e padronizamos as informações e orientações com relação às medidas de segurança aplicáveis para nosso espaço. É a nossa forma de proporcionar a maior segurança possível para nossas crianças e nossos colaboradores, para fortalecer a Educação Infantil tão essencial para a formação dos nossos pequenos.

Cheguei no Espaço Infantil
Ao chegar na escola, toda criança a partir de dois anos precisa estar de máscara de proteção facial. Pode ser de qualquer desenho, cor ou bichinhos, desde que utilizada de forma correta, cobrindo boca e nariz. Todos que adentrarem na escola precisam higienizar as mãos com álcool em gel a 70%, e passar pelo tapete sanitizante. Na entrada, a temperatura é aferida com um dispositivo eletrônico, e pessoas com temperatura acima de 37,5°C ou com sintomas de gripe devem ser orientadas a irem em uma Unidade de Saúde. Professores, cuidadores e atendentes devem usar máscara e também máscara de face shield.

E o ambiente?
O protocolo conta com higienização de colchonetes, brinquedos, materiais pedagógicos, cadeirões de alimentação e outros objetos. As turmas são divididas quando realizam atividades em ambientes comuns, cadeiras e mesas são limpas com solução padronizada ao final de cada turno das aulas, portas e janelas abertas sempre que possível, recipientes de higienização estão sempre abastecidos (álcool, sabonete líquido e papel toalha), e a limpeza de superfícies de uso comum, como pisos, armários, maçanetas, corrimões, interruptores de luz, puxadores de portas, janelas, entre outros foi intensificada. A retirada do lixo acontece pelo menos duas vezes ao dia.

Relação com os amiguinhos
Embora a saudade seja grande, evitamos contato físico no retorno às aulas presenciais. Sem abraços e beijos. Asseguramos, sempre que possível, que as crianças não partilhem objetos sem que antes sejam devidamente desinfetados. Na hora da soneca, o posicionamento dos colchões entre as crianças é diferente, respeitando o distanciamento de dois metros. 

Cuidado com os nossos professores
Nosso protocolo para colaboradores pede troca de roupas antes de adentrar na sala de aula quando há uso do transporte público, além de lavar as mãos e utilizar máscara de proteção individual, a ser trocada a cada duas horas. Orientamos também que nossos professores demonstrem de maneira lúdica a forma correta de lavagem de mãos para nossas crianças, além de propor e praticar novas formas de demonstração de afeto. Professores e funcionários são orientados a, além de realizar a higienização, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos, manter os ambientes limpos e ventilados e evitar aglomerações. Dessa forma, cuidamos da saúde de quem cuida dos nossos pequenos! 

Preparando o alimento
Na cozinha, todas as condições de higiene já são mantidas. Pisos, paredes e bancadas são laváveis e mantidos limpos e tudo contribui para que o ambiente seja arejado. Os objetos manipulados são devidamente higienizados, assim como alimentos, especialmente frutas, legumes e verduras. Cuidado especial com toalhas, que devem ser lavadas diariamente. No lactário, mamadeiras, chupetas e pratinhos são individuais e possuem identificação, além de serem higienizados com frequência, assim como as bancadas para preparação de mamadeira ou alimentos.

Hora de comer
No refeitório, onde nossas crianças se deliciam com um cardápio orientado pela nutricionista, mesas e cadeiras são higienizadas após cada refeição. O ambiente conta com água de fácil acesso, sem que seja por bebedouros, e álcool para as mãos. Foram retirados objetos que podem ser veículos de contaminação, como jogos americanos, displays de propaganda, porta-guardanapos, ornamentos, etc.

Atendimento ao público
O atendimento aos pais é controlado e segue medidas de prevenção. Superfícies, mesas, objetos, telefone sempre higienizados, assim como as mãos de nossos colaboradores sempre que manipulam papéis, encomendas, correspondências, etc. A recepção também tem a função de exigir o uso de máscaras ao adentrar na escola, promover e divulgar essas medidas para prevenção do contágio e de aferir a temperatura de todos que passarem pelo ambiente.

Troca de fraldas
No ambiente de troca de fraldas, bancadas, pias e lixeiras estão dispostos de maneira a facilitar o trabalho dos educadores. A troca de fraldas já contava com uma rotina padronizada, mas esta é agora escrita e fixada no ambiente. A higienização da bancada e do trocador agora é feita com água e sabão, e depois, aplicação de álcool a 70%  ́com papel toalha em toda superfície.

Educação Física
As atividades que podem induzir ao contato físico são evitadas, e as atividades são adequadas respeitando afastamento e higiene necessários.

Aprendemos juntos
Nossas professoras também estão orientadas a:
– Incentivar formas de demonstrar carinho evitando contato físico;
– Criar e ensinar comportamentos positivos de higiene ao tossir e espirrar;
– Buscar músicas, histórias, representações que tratam sobre o tema para as crianças entendam melhor, de acordo com cada faixa etária;
– Reforçar a higienização;
– Agilizar o momento da entrada e saída, a fim de evitar aglomeração de pais nos portões.

Faça a sua parte e ajude o Espaço Infantil
Papais e mamães, é sempre importante lembrar que o Espaço Infantil se esforça todos os dias para que o protocolo de segurança seja cumprido, mas contamos com a sua ajuda. Se qualquer membro da família estiver com suspeita de Covid-19, ou mesmo de gripe, prefira ficar em casa e comunicar a escola. Oriente em casa seu filho a respeito das práticas positivas de higiene e dê o exemplo: eles imitam o nosso comportamento! Seguindo as orientações corretamente, a Educação Infantil pode continuar as atividades e cumprir o importante papel nos anos iniciais das nossas crianças.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *