Projeto Empreendedorismo: Preparando nossas crianças para um futuro com bons valores

  • por

Desde muito pequenos, os alunos do Espaço Infantil aprendem sobre empreendedorismo, mas não como abertura de negócios: como atitude e compromisso para com a sociedade e como projeto de vida. O Projeto Empreendedorismo faz parte do Projeto Integral dos alunos dos níveis III, IV e V e é ministrado pelas professoras Maria Rita e Priscilla. Desde o início do segundo semestre letivo, é trabalhado por meio de atividades, contação de histórias, jogos e rodas de conversa sobre sentimentos, convivência e valores, a fim de aprender a alinhar pensamento, sentimento e comportamento.

Utilizando o livro Empreendedorismo e Projeto de Vida do psicoterapeuta e educador Leo Fraiman como base, entendemos que algumas habilidades não são aprimoradas com as matérias convencionais, como matemática, português, ciências… E nem nas aulas especiais, mesmo que essas também contribuam de formas diferentes para a formação da criança. O Projeto Empreendedorismo foca nas habilidades comportamentais exercitadas durante cada atividade, como perseverança, foco, flexibilidade, empatia, entre outros.

As atividades envolvem o reconhecimento das próprias emoções, a fim de desenvolver competências socioemocionais, reflexões e brincadeiras sobre temáticas como amizade e convivência, construção de brinquedos a fim de explorar a criatividade e desenvolver a linguagem, incentivar atividades cooperativas e a valorização de suas próprias criações. O projeto proporciona momentos de reflexão mas também de entusiasmo e energia, com música, movimento, desenho, circuitos e desafios.

Junto ao Projeto Empreendedorismo, trabalhamos o conceito de sustentabilidade e ensinamos em sala de aula a importância do cuidado com a natureza. De maneira prática, conscientizamos sobre a economia de água, auxiliamos os alunos nos cuidados da nossa horta e ensinamos de que forma a alimentação saudável pode colaborar com a preservação do meio ambiente. Uma das atividades mais recentes foi de montagem de brinquedos de sucata, após uma aula sobre os cinco R’s: Repensar, Reutilizar, Recusar, Reciclar e Reduzir.

Desta forma, nossas crianças aprimoram habilidades do empreender que são boas diretrizes para uma vida mais plena na sociedade e também no plano de vida pessoal. O Projeto Empreendedorismo também ensina a cultivar hábitos e valores que guiam as crianças num futuro mais consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *